quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Práticas de leitura


          A prática de contar histórias vem de muito tempo, sempre se contou histórias para crianças antes de dormir, nos acampamentos, em noites de chuva, nas creches e salas de aula. O conceito de leitura está ligado a várias formas de ver o mundo. Desde crianças começamos a ler rosto de nossas mães e, rapidamente aprendemos a ler quando elas estão bravas, tristes, preocupadas ou nervosas e com o tempo, aprendemos a ler também símbolos e marcas registradas, na medida em que nos são apresentadas várias formas de leitura, como revistas em quadrinhos, jornais, receitas, manuais, instruções de jogos, etc. Acreditamos que o ato de ler não está relacionado somente à capacidade de reconhecer palavras e decodificar determinados caracteres, mas também se relaciona à capacidade de atribuir sentido àquilo que se lê. Assim, promover a leitura é poder compartilhar com o outro não somente os aspectos do gosto pela leitura, mas também agir de maneira ativa no desenvolvimento dos aspectos cognitivos que se relacionam ao conhecimento, possibilitando o desenvolvimento da capacidade de análise e crítica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário